As condições meteorológicas adversas das últimas semanas têm impedido os pescadores de saírem para o mar e de garantirem o seu sustento, deixando ainda mais vulnerável um sector bastante debilitado.
Uma situação à qual os deputados do CHEGA não são indiferentes, questionando por isso o Governo Regional, através de um requerimento, sobre a ativação do FundoPesca, que é um apoio financeiro para quando os homens do mar estiverem impedidos temporariamente de exercer a sua atividade e vejam o seu rendimento reduzido.
Perante esta realidade, o Governo Regional continua sem acionar o FundoPesca, o que para o CHEGA Açores revela insensibilidade social, irresponsabilidade política e total afastamento da realidade do sector das pescas.
No requerimento, os parlamentares exigem respostas claras e imediatas, questionando se o Governo Regional vai acionar o FundoPesca e quem assume a responsabilidade política por deixar os pescadores sem qualquer apoio.
Os parlamentares questionam ainda quais os critérios que estão a ser usados para a ativação do FundoPesca e porque falham sempre quando os pescadores mais precisam.
Chega/RP
