O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes afirmou que o aumento de 35,2% na quantidade de pescado descarregado em lota confirma o “impacto positivo das políticas do Governo Regional na valorização da pesca e na proteção do oceano”.
Segundo os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística, em 2025 foram descarregadas 12,9 mil toneladas nas lotas dos Açores, mais 35,2% do que em 2024, num valor total de 46,9 milhões de euros.
O aumento da quantidade de pescado verificou-se na maioria das ilhas, com destaque para o Pico, com uma subida de 128%, Santa Maria (65%), São Jorge (63%) e Faial (33%).
Entre as espécies mais descarregadas figuram o chicharro (563 toneladas), a abrótea (246) e o goraz (260), enquanto o atum registou um aumento significativo de 61%, correspondendo a cerca de 9,4 mil toneladas.
Paulo Gomes destacou ainda que o crescimento sustentado das pescas decorre de medidas como a criação do Parque Marinho dos Açores e da Rede de Áreas Marinhas Protegidas, “que mantém 85% da Zona Económica Exclusiva disponível para a pesca, garantindo simultaneamente a preservação dos ecossistemas e a viabilidade económica do setor”.
PSD/RP
