A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), procedeu na segunda-feira ao pagamento do Abono de Família para crianças e jovens (CAAF), referente ao segundo semestre de 2025.
Este pagamento abrangeu 30.653 beneficiários, correspondendo a um montante global de 1,4 milhões de euros, reforçando o apoio às famílias açorianas com crianças e jovens a cargo.
O Complemento Açoriano ao Abono de Família para crianças e jovens é atribuído com periodicidade semestral, ou seja, processado duas vezes por ano, sendo um acréscimo pecuniário atribuído aos titulares do Abono de Família residentes na Região Autónoma dos Açores.
Segundo a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, este apoio representa um contributo direto para a melhoria das condições de vida das famílias, ajudando a fazer face às despesas associadas ao sustento, educação e bem-estar das crianças e jovens.
O Governo Regional dos Açores anunciou também que vai continuar com o programa “Nascer Mais”, que providencia um incentivo financeiro, não reembolsável, de 1.500 euros, em produtos adquiridos em farmácias, a todas as crianças nascidas nos Açores nos seus primeiros tempos de vida.
No ano transato, esta medida abrangeu dois mil beneficiários e, desde 2022, já foram investidos cerca de 5,4 milhões de euros neste programa.
GRA/RP
