A segunda edição do Prémio Curta Pico está aberta para propostas de ideias.
O anúncio aconteceu no Auditório Municipal das Lajes do Pico, na abertura do Montanha Pico Festival.
O Prémio Curta Pico é um projeto MiratecArts com investimento dos três municípios da ilha montanha e tem como objetivo apoiar a produção audiovisual nos Açores.
O prémio é dirigido a realizadores e produtores que apresentem uma proposta para a rodagem de uma curta-metragem de ficção, a ser filmada na ilha do Pico.
Numa primeira fase, as propostas serão avaliadas por um júri de três pessoas, pertencentes a cada um dos três municípios da ilha do Pico. Numa segunda fase, as propostas finalistas terão de completar o processo, que incluiu a pré-produção do projeto, como a nomeação dos elementos da equipa de produção, orçamento projetado e guião.
Os projetos finalistas serão avaliados por um júri de profissionais do sector e o anúncio da ideia para a curta-metragem vencedora será apresentado pela MiratecArts em janeiro de 2027, e o filme faz a sua antestreia, no Montanha Pico Festival 2028.
Recorde-se que o vencedor da primeira edição do Prémio Curta Pico, foi "First Date" de Luís Filipe Borges, que já foi apresentado em 50 festivais de 16 países, e recebeu 21 prémios.
MiratecArts/RP
