O Partido Socialista/Açores, saudou o acordo agora alcançado entre o Governo Regional e as organizações representativas do setor das pescas, que permite o congelamento das taxas de lota e afasta, para já, aumentos que teriam consequências gravosas para toda a fileira.
Contudo, o PS/Açores manifestou a sua profunda indignação pelo facto de esta solução só ter sido encontrada depois de a coligação ter rejeitado, no Plano e Orçamento, uma proposta concreta do Partido Socialista precisamente para evitar esta situação.
O Partido Socialista considera ainda inaceitável que o Governo tente agora capitalizar politicamente um acordo que surge apenas após forte contestação do setor e depois de meses de instabilidade criados pelo próprio Executivo, que chegou a propor aumentos brutais das taxas de lota.
O deputado concluiu lembrando que “governar não é recusar boas propostas por virem da oposição, mas sim proteger os Açorianos e os setores estratégicos da Região, como é o caso das pescas, pelo que o Partido Socialista vai continuar a exigir responsabilidade, diálogo e decisões atempadas”.
PS/RP
