O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), destacou o “ sucesso” da primeira edição do Prémio Literário Vitorino Nemésio, que contou com a participação de 400 escritores provenientes de Portugal continental, Brasil, Suíça e de vários países da lusofonia.
A cerimónia pública de apresentação do vencedor da primeira edição do Prémio Literário Vitorino Nemésio, realizada esta semana, na Praia da Vitória, no âmbito feira literária Outono Vivo, distinguiu o escritor António Avelar pela obra “Irmã”, que mereceu a preferência do júri “pela qualidade literária, consistência da escrita e originalidade da sua voz narrativa”, conforme afirmou o Presidente do Parlamento açoriano.
Além de distinguir o vencedor, o Prémio Literário Vitorino Nemésio, atribuiu também uma Menção Honrosa ao concorrente Natanilson Pereira Campos, autor do romance “As Cercanias do Silêncio”.
Para Luis Garcia, “a distinção de ambas as obras confirma o objetivo da iniciativa de promover a criação literária e a vitalidade da língua portuguesa como espaço de pensamento”.
Alraa/RP
