

Foi assinado recentemente o protocolo de cooperação entre o Governo Regional e a Marinha Portuguesa, que estabelece as bases para a operação e manutenção do navio de investigação científica “Azores Ocean”, uma das mais relevantes infraestruturas do Cluster do Mar dos Açores, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este acordo, segundo o Governo Regional, reforça a cooperação estratégica entre as duas entidades, permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos públicos e garantindo a articulação entre a investigação científica e as missões de segurança e vigilância marítima sob jurisdição nacional.
O navio será um instrumento ao serviço de todo o país, potenciando a capacidade científica e tecnológica da Região no domínio oceânico.
Com cerca de 20 milhões de euros de investimento, o “Azores Ocean” foi concebido como uma plataforma de investigação moderna, tecnologicamente avançada e energeticamente eficiente, com propulsão diesel-elétrica, autonomia de 15 dias e capacidade para 30 pessoas embarcadas.
Conta também com laboratórios, centro de dados e sistemas acústicos de mapeamento até 5.000 metros de profundidade, permitindo missões de prospeção biológica, biotecnológica e energética, contribuindo para a produção de conhecimento e inovação científica.
Recorde-se que a chegada do “Azores Ocean” aos Açores está prevista para o final de 2025.
GRA/RP