

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, reconheceu existirem desafios no setor da educação, mas valorizou o trabalho que é desenvolvido com os conselhos executivos das escolas para identificar e resolver problemas na Região.
Sofia Ribeiro falava na cidade da Horta, onde reconheceu que entre os desafios está a falta de professores, uma questão “estrutural” que afeta os Açores, Portugal e o mundo ocidental.
No que refere a infraestruturas, a secretária recordou intervenções de fundo nas escolas de Santa Maria, Rabo de Peixe, Arrifes ou na Escola Manuel de Arriaga.
No que refere a equipamentos Sofia Ribeiro garantiu que passou-se de cerca de quatro mil em estado razoável para mais de 35 mil afirmando que houve um aumento de recursos técnicos, financeiros e humanos, mesmo numa situação de perda demográfica e de menos alunos nas escolas.
Sobre os assistentes operacionais, a secretária informou que o rácio diminuiu passando de um por cada 26 alunos em 2019/2020 para um por cada 19 alunos neste ano letivo.
GRA/RP