

O Plano e Orçamento da região para 2026 rondam os 1.191 milhões de euros. A grande prioridade vai para a execução dos fundos comunitários.
No turismo, mobilidade e infraestruturas estão destinados cerca de 400 milhões de euros, sendo a sua maioria destinados para serviço público de transporte aéreo e marítimo interilhas.
Nesta rubrica está previsto também a melhoria da operacionalidade e segurança no Aeroporto do Pico com a aquisição de uma viatura de combate a incêndios.
Na saúde e economia social estão previstos 149 milhões destinados a modernizar a rede de equipamentos e instalações do Serviço Regional de Saúde, bem como implementar a hospitalização domiciliária como alternativa ao internamento convencional.
Para a educação e desporto estão afetos 49 milhões destinados à reabilitação e manutenção no parque escolar, bem como na aquisição de equipamento pedagógico.
Neste campo estão ainda contempladas verbas para a recuperação e conservação do património baleeiro e reconstrução de igrejas no Faial e Pico danificadas pelo sismo de 1998.
Para o sector da agricultura estão reservados 142 milhões de euros para inovação e qualificação das explorações agrícolas, potenciar o setor vitivinícola, beneficiação de matadouros e estruturas de abate e manutenção de caminhos agrícolas e florestais .
Para as Pescas estão destinados 37 milhões de euros com destaque para a construção do novo navio de investigação e manutenção e conservação de equipamentos e infraestruturas.
O Plano e Orçamento dos Açores para 2026 vão ser discutidos e votados em novembro na Assembleia Regional, devendo em breve receber também os contributos dos Conselhos de Ilha.