

A tomada de posse dos novos párocos na ilha do Pico vai decorrer em conjunto no santuário do Bom Jesus, na sexta-feira, dia 26 de setembro, numa celebração presidida pelo bispo de Angra.
Chegam à ilha os padres Dinis Silveira, pároco em Bandeiras, Madalena e Criação Velha; o padre António Azevedo, pároco nas Lages, Silveira e Santa Bárbara e o padre Paulo Silva, pároco na Candelária, S. Mateus, S. Caetano, S. João, Curatos do Monte e Santa Margarida. O sacerdote será ainda Reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso.
Permanecem na ilha, mas trocando de paróquia, os padres João António Bettencourt das Neves, pároco na Ribeirinha, Prainha e Santo Amaro; o padre Luís Dutra , pároco em Santa Cruz das Ribeiras, Calheta do Nesquim e Piedade e o padre Paulo Baptista, Vigário paroquial em Candelária, S. Mateus, S. Caetano, S. João e Curatos do Monte e Santa Margarida.
D. Armando Esteves Domingues sublinhou ao site da Igreja Açores que estas alterações respondem às necessidades pastorais da diocese e ao projeto delineado para as diferentes zonas e serviços, sobretudo após as visitas pastorais já realizadas.
Entre os critérios considerados estiveram a redução de párocos nomeados, a resposta a pedidos de mudança feitos por sacerdotes, e a valorização de compromissos assumidos nas visitas pastorais, que permitiram redistribuir responsabilidades.
Ao mesmo tempo, algumas nomeações procuram garantir maior disponibilidade de padres para serviços diocesanos como a catequese, juventude, pastoral universitária, coordenação pastoral, liturgia e caridade. Contudo, D. Armando destaca que “todos os responsáveis por estes serviços continuam ligados a paróquias”.
Igreja Açores/RP