

Hoje celebramos mais do que uma festa, celebramos a alma de um povo, a coragem dos antepassados e a fé que nos guia e a esperança que nos move para o futuro.
As palavras são de Ana Brum, presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, que falava na sessão de abertura da Semana dos Baleeiros, onde acrescentou que os sete dias de festa são muito mais do que uma semana cultural.
A autarca espera que a Semana dos Baleeiros continue a ser um reencontro de famílias, um abraço entre gerações e a celebração daquilo que nos define.
Joao António das Neves, pároco das Lajes do Pico, afirmou que sempre tentou defender a tradição do culto a nossa Sra de Lurdes e garantiu que o voto começou antes da imagem ter sido adquirida.
João das Neves vai mais longe e defende a colocação de um memorial aos baleeiros como forma de perpetuar no tempo a sua história.
De saída da Matriz das Lajes, o padre garante que tudo o que fez, ao longo dos 12 anos, foi para dignificar o culto de nossa Sra. de Lurdes e honrar a ilha do Pico.