

O Presidente do PSD/Açores exortou os jovens “à qualificação de competências tanto pelo ensino superior como profissional, retirando a Região da ultraperiferia para colocá-la no centro da Europa”.
José Manuel Bolieiro falava na apresentação do programa da XII edição da Universidade de Verão promovida pela JSD/Açores, que se realiza em São Jorge de 28 a 31 de agosto.
Segundo o presidente do PSD/Açores, a XII edição da Universidade de Verão “é a confirmação da consistência deste projeto que congrega a participação dos órgãos dirigentes da JSD a nível de freguesia, concelhio, de ilha e regional, presente em todos os momentos da vida política do partido, cuja estrutura é intergeracional”.
Temas como a sustentabilidade, mobilidade, Poder Local e qualificação, compõem o programa desta XII edição que conta com 30 jovens das nove ilhas do arquipélago.
O programa da XII Universidade de Verão conta com cinco painéis distintos, arrancando com um almoço-conferência sobre “O potencial da juventude europeia”, tendo como orador o eurodeputado Sebastião Bugalho.
O segundo momento dar-se-á com o jantar-conferência intitulado “10 anos depois da liberalização do espaço aéreo” com o antigo secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.
“Pescas e Agricultura – Um caminho para a independência alimentar” é o tema do primeiro painel a cargo dos oradores Andreia Braga (diretora regional das Pescas) e Paulo Rui Chaves (deputado na Assembleia Legislativa Regional).
A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, fará uma intervenção sobre “Empreender para um Turismo Sustentável: criando soluções para o futuro”, a par do empresário Márcio Avelar.
“Encarar os riscos aditivos: práticas de prevenção e políticas públicas” constitui o terceiro painel, contando com a participação da secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, e do médico psiquiatra, João Mendes Coelho.
O último painel versará sobre “Comunicar em política” com o assessor da Presidência, Luís Ramos Freitas, culminando com uma simulação de uma sessão plenária conduzida pelo Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia.
PSD/RP