

Mais de 70 jovens iniciaram esta semana a sua participação no i9.Açores – Academia Jovem de Ideias Inovadoras, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, e que decorre até quinta-feira no Auditório do Ramo Grande, na ilha Terceira.
No total, estão em competição nesta 4.ª edição do i9.Açores mais de 40 ideias de negócio de estudantes do 2.º ciclo ao Ensino Secundário, incluindo Ensino Profissional e Ensino Superior, que versam sobre áreas como agricultura, turismo, gastronomia, novas tecnologias e inteligência artificial, solidariedade social ou ainda saúde e bem-estar.
As propostas resultam do trabalho desenvolvido durante a edição deste ano da Academia Empreendedora, na qual participaram cerca de 2.000 alunos de todos os ciclos de ensino e de todas as ilhas, 34 escolas, quatro entidades de ação social, 50 professores e 12 técnicos.
Na sessão de abertura do i9.Açores, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego enalteceu a “qualidade das propostas” e a “responsabilidade dos jovens”, já que cada uma das propostas está alinhada com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O investimento público regional nesta edição da Academia Empreendedora e do i9.Açores é de 150 mil euros.
GRA/RP