

O Município das Lajes do Pico informa que, no dia 17 de maio, o equipamento de depósito de embalagens de bebidas não reutilizáveis, que se encontra no Jardim da Baleia, na vila das Lajes do Pico, será desativado.
Com o aproximar do término do projeto-piloto, o município informa que, a partir de 18 de maio de 2025, deixarão de ser atribuídos prémios e que os equipamentos instalados para depósito das embalagens serão desativados e recolhidos pela DRAAC.
No entanto, serão assegurados os pagamentos referentes às embalagens depositadas até dia 17 de maio, incluindo os saldos de cartões que não tenham atingido o montante mínimo de 3,00 €.
“O projeto-piloto do sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores, que teve início a 17 de maio de 2022, com o objetivo de promover a reciclagem e reduzir o impacte ambiental das embalagens de plástico, vidro e metal produzidas chega ao fim.
O prazo de vigência, inicialmente previsto de 1 ano, foi primeiro prorrogado até 31 de dezembro de 2024, e, posteriormente alargado até 17 de maio de 2025.
O município informa ainda que apesar do término deste projeto-piloto, está prevista a criação de um novo sistema de depósito de embalagens definitivo, de âmbito nacional e com objetivos semelhantes.
CMLP/RP