

No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar que se assinala a 20 de maio, várias entidades convidam a comunidade açoriana a participar na Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas 2025.
A iniciativa tem como objetivo unir esforços na proteção do ecossistema costeiro e da vida marinha, promovendo a remoção de resíduos acumulados no ambiente marinho. Nos Açores, os dados mais recentes revelam que o lixo marinho continua a representar uma séria ameaça aos habitats naturais.
De acordo com o último relatório de avaliação do estado ambiental das águas marinhas dos Açores, a abundância de macrolixo nas praias açorianas está acima do limite europeu de referência sendo urgente de reduzir em 60% a presença destes resíduos para atingir o Bom Estado Ambiental (BEA).
O lixo marinho nos Açores é dominado por plásticos, que representam 84% do total de resíduos recolhidos na orla costeira, sendo os fragmentos pequenos de plástico os mais frequentes.
Estes materiais não só degradam a paisagem como têm impactos significativos na vida selvagem marinha.
Para tal todos são convidados a organizar atividades para recolha de resíduos, divulga-los e registar o tipo e peso dos resíduos recolhidos.
GRA/RP