

O concelho da Madalena acolhe de 8 a 11 de maio a 5ª edição do Concurso Enológico Cidades do Vinho.
Os vinhos de todo o país vão ser avaliados por um júri, composto por cerca de 30 jurados das diferentes regiões.
O Concurso Cidades do Vinho é organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e nesta 5ª edição conta com a parceria do município de Madalena.
José Arruda, secretário-geral da AMPV, adianta que a edição deste ano “apresenta várias novidades, sendo uma das principais o facto de permitir a inscrição simultânea em dois concursos, ou seja, as amostras inscritas no Concurso nacional Cidades do Vinho ficam também automaticamente inscritas no Concurso Enológico Internacional Città del Vino, que vai decorrer em Itália, de 29 de maio a 1 de junho.
José Arruda reforça ainda que “o sucesso deste concurso só é possível com o envolvimento dos municípios” e que “este concurso tem uma visão totalmente diferente de outros semelhantes, uma vez que a sua essência fundamental é o território, as suas potencialidades, os seus produtos endógenos, o turismo e o vinho”.
Para uma maior valorização das práticas mais sustentáveis na produção dos vinhos, nesta 5ª edição foi também criada uma nova categoria de vinhos a concurso: Vinhos Biológicos, para vinhos biológicos acreditados e certificados.
AMPV/RP