O XII Picowines Rali foi para a estrada na sexta e sábado com várias novidades, entre elas a alteração da partida junto à Rent-a-Car Tropical e a inserção de duas novas provas especiais, Caminho da Fonte-Santa Luzia e o Farrobo-Quinta das Rosas.
Neste rali foram também conhecidos os vários campeões. Luís Miguel Rego venceu o XII Picowines Rali e Rúben Rodrigues é o Campeão Regional de Ralis. Nas duas rodas motrizes sagrou-se campeão Filipe Marques e no asfalto Filipe Pires.
Em declarações à Rádio Pico, Rúben Rodrigues afirmou que o rali correu bem.
Luís Miguel Rego fez um balanço positivo e dedicou a vitória à sua equipa.
Filipe Marques também mostrou-se satisfeito por conseguir cumprir o objetivo de vencer nas duas rodas motrizes.
Filipe Pires estava igualmente feliz pela sua prestação na ilha montanha.
Recorde-se que nesta edição estavam inscritos 30 pilotos, mas na hora da partida apenas 27 entraram em competição.
Durante as várias provas de classificação houve cinco desistências por avaria mecânica e duas por acidente, sendo o caso mais critico o de Carlos Andrade e Paulo Jesus que obrigou à interrupção da prova, sendo o piloto e navegador transportados para assistência no Centro de saúde da Madalena e posteriormente, o piloto evacuado para a Terceira.
Os troços dividiram opiniões entre os pilotos. Houve quem gostasse dos novos troços introduzidos pela organização, que relembravam os antigos ralis da ilha, mas houve quem não concordasse e preferisse apenas os troços de asfalto.
Carlos Goulart, presidente do Pico Automovel Clube, faz um balanço positivo.