O 4.º Encontro do Alojamento Local dos Açores realiza-se nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, no Auditório da Madalena, na ilha do Pico.
Este encontro anual, promovido pela Associação de Alojamento Local dos Açores (ALA), reúne profissionais do setor, representantes institucionais, entidades públicas e privadas, investigadores e operadores turísticos para debater temas que moldam o presente e o futuro do Alojamento Local na Região Autónoma dos Açores.
O programa está dividido em quatro painéis, o contributo do Alojamento Local para a economia regional e a sua integração no planeamento territorial, a realidade do Alojamento Local em cada ilha e as especificidades locais, mobilidade interilhas como fator estratégico para o turismo e para o Alojamento Local e qualificação e profissionalização do setor, com foco em sustentabilidade, inovação e boas práticas operacionais.
Estes debates, segundo a ALA - Associação de Alojamento Local dos Açores tem como objetivo promover a troca de experiências, identificar desafios operacionais e estratégicos, e construir soluções colaborativas para responder às necessidades do setor nos Açores.
ALA/RP
