O Plano e o Orçamento da Câmara Municipal da Horta para 2026 foi aprovado esta semana na Assembleia Municipal.
Os documentos rondam os 30 milhões de euros refletindo uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo a autarquia, para 2026, o município volta a colocar as pessoas no centro da ação municipal, reforçando o apoio às famílias, aos jovens e às instituições e assegurando simultaneamente a continuidade de projetos estruturantes para o concelho.
Neste âmbito, assumem particular relevância os programas de apoio à habitação, com um investimento global de cerca de 8 milhões de euros, destacando-se o Programa Habitação Jovem +, o Faial Habita, o novo Faial Reabilita, bem como a construção de soluções habitacionais destinadas à fixação e atração de população na ilha do Faial.
Como projetos prioritários, o Município da Horta destaca investimentos na rede viária, com a reabilitação do eixo Algar–Courelas, da Rua da Vista Alegre e do Caminho Fundo, com um investimento de cerca de 5 milhões de euros.
O Presidente da Câmara destacou ainda a aposta contínua nas áreas da ação social e da educação, garantindo a continuidade de programas estruturantes como o Nascer no Faial, o Programa Municipal de Apoio à Valência de ATL, a requalificação do parque escolar, o alargamento para o segundo ciclo do Kit Material Escolar, o Bolsa 12, as Bolsas de Mérito, o programa BackHome – De Volta ao Faial, a parceria no projeto Diabetes em Movimento e o Programa Faial em Forma.
CMH/RP
