O Governo Regional solicitou a prorrogação, até 31 de dezembro de 2026, da decisão relativa à reestruturação do Grupo SATA, tendo em conta a resposta do mercado e complexidade do processo. Tal prorrogação permitirá, segundo a mesma fonte, garantir a conclusão das medidas previstas no Plano de Reestruturação e assegurar a estabilidade operacional e financeira do grupo.
Foi entregue também uma proposta formal para a aquisição da Azores Airlines, demonstrando o interesse de investidores privados na transportadora aérea açoriana e reforçando a confiança no trabalho desenvolvido no âmbito da sua reestruturação. Esta proposta encontra-se em fase de análise pelo júri.
O Governo Regional assinala ainda que se encontra na fase final o processo de autonomização da área de handling, com a criação de uma nova empresa, a SATA Handling, possibilitando avançar para a alienação desta unidade de negócio prevista no Plano de Reestruturação aprovado.
Segundo o Governo, estes acontecimentos são avanços decisivos na concretização do compromisso de assegurar a sustentabilidade do Grupo SATA, proteger a sua missão de coesão e continuidade territorial e promover a competitividade do setor da aviação regional.
GRA/RP
