O Gabinete de Crise manteve o nível de Alerta V3 no Vulcão de Santa Bárbara, tendo subido igualmente para V3 o Alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira.
Ao longo do mês de novembro, a atividade sísmica na ilha, embora de baixa magnitude, tem continuado acima dos níveis de referência, mantendo uma tendência crescente, em particular, no perímetro do Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira, mais concretamente no troço dos Mistérios Negros. Tal facto tem determinado a ocorrência de vários sismos sentidos pela população.
No mesmo período, e embora pouco intensa, continuou a registar-se deformação crustal na área onde se desenvolve a crise sismovulcânica.
Até a momento não foram registados sinais sísmicos significativos de origem magmática ou hidrotermal, nem se verificaram quaisquer anomalias ao nível dos gases passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.
Apesar do incremento da atividade sísmica, o Gabinete de Crise decidiu manter o nível de Alerta V3 no Vulcão de Santa Bárbara, tendo elevado para V3 o Alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira. Esta alteração resultou do facto de o troço dos Mistérios Negros corresponder a uma zona de fractura onde os dois sistemas vulcânicos se intersetam e comunicam.
IVAR/RP
