Os resultados das provas finais de 9.º ano revelam uma tendência de convergência da média regional com a média nacional a Português e a Matemática.
No caso de Matemática, a Região aumenta pelo quarto ano consecutivo a sua média regional, passado de 35,7% em 2022 para 45,5% em 2025 e no caso do Português passa de 49,4% em 2022 para 55% em 2025, quando a média nacional a Português se situa em 58% e a Matemática em 51,8%.
No caso das provas ModA, os Açores apresentem resultados abaixo das médias nacionais a Português e a Matemática, destacando-se esta última com maior diferenciação em relação à média nacional de menos cinco pontos percentuais no 4.º ano e menos 3,9 pontos percentuais no 6.º ano.
Ainda nas provas ModA destaque também para as dimensões compreensão e produção de texto com resultados regionais muito próximos das médias nacionais e para alguns concelhos dos Açores, como Calheta, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores e Corvo, com resultados em linha com as médias nacionais.
A Direção Regional de Educação e Administração Educativa informou que vai solicitar a cada escola a análise destes resultados, bem como a definição de estratégias, que serão posteriormente analisadas no âmbito do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional.
