

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, durante o mês de outubro, diversas atividades de sensibilização no âmbito da campanha internacional Outubro Rosa 2025, dedicada à prevenção e detecção precoce do cancro da mama.
À semelhança dos anos anteriores, o núcleo associa-se a várias entidades e autarquias da Região para dinamizar um conjunto de iniciativas comunitárias, que visam aumentar a consciencialização sobre o cancro da mama, sensibilizar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, e divulgar a ação deste movimento de entreajuda que apoia mulheres, familiares e amigos desde o momento do diagnóstico.
Entre as iniciativas previstas, destacam-se as tradicionais Caminhadas “Vive a Vida”, que decorrerão em várias ilhas da Região Autónoma dos Açores, em parceria com diversas Câmaras Municipais, convidando toda a população a participar ativamente nesta causa.
O programa do Outubro Rosa 2025 inclui ainda os já emblemáticos Chás Rosa, momentos de convívio, partilha e solidariedade, com o objetivo de promover a literacia em saúde e o apoio mútuo entre mulheres que enfrentam ou enfrentaram o cancro da mama.
O Outubro Rosa é um movimento internacional criado na década de 1990, nos Estados Unidos da América, que visa estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informação sobre a sua prevenção e diagnóstico precoce. Durante este mês, a cor rosa alastra-se um pouco por todo o mundo, como símbolo de esperança, união e compromisso na luta contra o cancro da mama.