

Em agosto, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico dos Açores, registaram-se 691 mil dormidas, valor superior em 2,2% ao registado no mês homólogo.
O mercado nacional registou 130 mil dormidas, correspondendo a uma diminuição de 3,9%, face ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as dormidas dos mercados externos foram 561 mil , registando um aumento, em termos homólogos, de 3,8%.
Considerando o conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o alojamento local concentrou 48,4% da totalidade de dormidas, seguindo-se a hotelaria com 45,9% e o turismo no espaço rural com 5,7%.
Dos principais mercados externos, a Espanha foi o maior mercado emissor, com 110 mil dormidas, seguindo-se a Alemanha, com 79 mil dormidas e a França, com 70 mil dormidas.
Os mercados que apresentaram maior variação homóloga positiva foram os da Polónia (54%), Israel (46%) e Áustria (33%). Por outro lado, verificaram-se os maiores decréscimos homólogos nos mercados dos Países Baixos (-7,4%), Canadá (-6,7%), Bélgica e Dinamarca (-4,7%).
SREA/RP