

No sábado foi apresentado na ilha do Pico o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”.
A obra, da autoria de Daniel Bastos, faz um levantamento dos Monumentos de Homenagem ao Emigrante, existentes em todos os distritos de Portugal continental, e regiões autónomas e foi apresentada no Salão da Silveira. O autor fala como surgiu este trabalho.
Deste trabalho o autor destaca o comendador Eduardo Vieira que é o único emigrante português a ter uma estátua em vida.
O livro, tem uma edição bilingue (português e inglês) e assume-se como uma viagem através de um itinerário ilustrado, que percorre todas as regiões de Portugal, onde existem mais de uma centena de monumentos, como bustos, estátuas ou memoriais dedicados ao emigrante.
A obra foi apresentada pelo antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que evidenciou a diáspora portuguesa como um ativo de enorme valor para o país em geral, e para o Arquipélago dos Açores, em particular.
A sessão contou com a presença, de Ana Brum, Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico; João António das Neves, Cónego da Sé de Angra; Tomás Orlando Cardoso, Presidente do Centro Social da Silveira; Manuel Eduardo Vieira, empresário da comunidade portuguesa na Califórnia; e Manuel Bettencourt, Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Califórnia.