

A Casa dos Açores de Minas Gerais foi fundada a 26 de julho, no passado sábado, na capital estadual de Belo Horizonte. Esta é a oitava Casa dos Açores do Brasil e celebra 300 anos de presença açoriana neste estado com mais de 20 milhões de habitantes.
A cerimónia de fundação foi presidida pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, em representação da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, e decorreu no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
A presença açoriana no Estado de Minas Gerais iniciou-se em 1723 com a emigração das chamadas “Três Ilhoas”, da ilha do Faial, dando origem a numerosas famílias de referência da história mineira, como Terra, Brum, Silveira, Dutra, Faria, Fagundes, Rosa, Rezende, Cunha, Garcia, Neves, Bettencourt ou Goulart.
A criação da Casa dos Açores de Minas Gerais vai potenciar as relações entre um dos maiores estados brasileiros e a Região Açoriana, contribuindo para a recuperação e preservação do legado açoriano no Brasil.
GRA/RP