

A 3.ª edição do CanSat Junior Açores, realizou-se este ano na ilha de Santa Maria, entre os dias 30 e 31 de Maio, com a participação de 15 equipas das 9 ilhas dos Açores.
A equipa WhalAIR-SAT da Escola das Lajes do Pico, constituída pelos alunos Maria Inês Lagem, Emília Macedo, Simão Mateus e Eduardo Macedo, orientados pelo professor Tiago Jorge, alcançou o 3.° lugar.
O CanSat (“Can” = lata + “Sat” = Satélite) Júnior é um projeto educativo criado em Portugal pelo ESERO e pela Ciência Viva, destinado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
É uma versão simplificada do projeto CanSat da Agência Espacial Europeia (ESA), e consiste na construção de um modelo funcional de um microssatélite capaz de medir parâmetros atmosféricos e enviar telemetria para uma estação base.
O CanSat é lançado de uma certa altitude e durante a descida, controlada por um paraquedas, transmite dados da temperatura, pressão do ar e altitude, para a estação base composta por uma antena, ligada a um dispositivo de receção e um computador.
EBSLP/RP