

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática anunciou nas comemorações dos 113 anos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial que foi lançado um concurso público para a aquisição de 19 veículos de Auto Comando Tático, promovido pela sua secretaria, representando um investimento superior a 800 mil euros.
Alonso Miguel referiu que os veículos a adquirir serão distribuídos pelos 17 corpos de bombeiros dos Açores, ficando duas viaturas afetas ao SRPCBA, assegurando a uniformização dos meios de comando em todo o arquipélago.
Segundo o governante, a aquisição desta nova frota “vem estabelecer um salto qualitativo e quantitativo ao nível do comando de operações de socorro na Região, com equipamento e condições melhoradas para o procedimento de comando e controlo em qualquer tipo de operação de socorro".
Alonso Miguel explicou que “as novas viaturas estarão equipadas com material específico para a instalação de um posto de comando inicial, facilitando a coordenação e gestão das operações de socorro no terreno, com maior eficácia e rapidez”.
O Secretário Regional destacou ainda o “investimento efetuado recentemente na renovação e modernização das frotas de viaturas dos corpos de bombeiros”, acrescentando que, “neste âmbito, já foram adjudicados cerca de 4,3 milhões de euros para aquisição de nove viaturas vermelhas pesadas e de nove ambulâncias de socorro. Além disso, já foram adquiridos equipamentos de proteção individual para os corpos de bombeiros, num valor superior a meio milhão de euros”.
Alonso Miguel recordou ainda as conquistas alcançadas no último ano, como “a criação do Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias, a aprovação do novo Estatuto Social do Bombeiro Voluntário e a valorização salarial dos bombeiros, que permitiu um aumento superior a 100 euros mensais, na base da carreira”.
GRA/RP