Reconhecido a nível nacional e internacional, o queijo São Jorge DOP 4 meses de cura, produzido na ilha de São Jorge, foi premiado com medalha de ouro no World Cheese Awards.
Na sua 35ª edição, o concurso reuniu 4.502 representantes de 43 países. Além disso, contou com um painel de 264 juízes de 38 países que avaliaram os queijos durante a fase da competição, com base no seu sabor, no aroma e na textura, atribuindo-lhes uma pontuação de até 100 pontos, determinando, assim, as respetivas medalhas de bronze, prata ou ouro.
Além do queijo jorgense, o Queijo Velho São Miguel foi igualmente premiado. Em declarações ao Correio dos Açores, José Carlos Serrão, diretor geral da LactAçores, mostrou-se orgulhoso por “receber duas das três distinções de ouro” atribuídas a Portugal, demonstrando a “qualidade de excelência dos queijos dos Açores, e o reflexo do trabalho que os produtores e as equipas têm vindo a desenvolver”.
A final que ditou a medalha de ouro a ambos os queijos teve lugar em Trondhei, na Noruega, no passado dia 3 de novembro.
Correio dos Açores/RP