Mónica Seidi assume compromisso...
Denominado “ECO Freguesia: freguesia limpa”, o concurso é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Nesta sua primeira edição, pretende “reconhecer e distinguir os esforços das freguesias, em colaboração com as populações, nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos” nos espaços públicos.
Na apresentação do concurso, que decorreu no Jardim Botânico do Faial, o secretário do Ambiente e do Mar definiu o projecto como “um convite para termos a freguesia onde vivemos mais limpa” e um desafio para que as juntas de freguesia, em colaboração com o voluntariado, obtenham algum grau de distinção e sejam premiadas nos seus esforços a favor de um melhor ambiente.
Para algumas freguesias, que ainda têm um longo caminho a fazer nesta área, trata-se sem dúvida de “um grande desafio”, admitiu Álamo Meneses, adiantando todavia que o esforço será bem menor para aquelas que, tendo já investido no passado, “estão já neste momento numa situação muito favorável”.
Segundo afirmou, o concurso, ao qual será também associado futuramente um programa de educação ambiental, é exigente e não se destina propriamente a premiar toda a gente.
Para além do reconhecimento público, a Secretaria do Ambiente oferece ainda às juntas de freguesia um acompanhamento que passa por receber os resíduos que forem retirados, ficando o Governo encarregue de os remeter para o seu destino final.
A inscrição, voluntária e gratuita, neste concurso, que é exclusivamente destinado às juntas de freguesia, decorre até 12 de Fevereiro e poderá ser feita através do endereço electrónico ecofreguesia@azores.gov.pt ou do fax 292 240 901. Entre 15 de Fevereiro e 12 de Março, decorrerá a primeira visita por parte do júri de avaliação.
A carregar comentários...