Tradições

As mãos das mulheres criam finas rendas de croché repetindo motivos tradicionais, chapéus de palha e esteiras de junco. No duro dente do cachalote são repetidas as técnicas do "scrimshaw" trazidas, há mais de um século, pelos baleeiros americanos.

Mantendo as linhas melódicas da música popular açoriana, o folclore do Pico tem no Pico o máximo da sua viveza. O gosto dos picarotos pela música expressa-se, também, na dezena de filarmónicas, algumas com mais de um século, que animam os festejos populares com os seus repertórios.

Na gastronomia os torresmos de porco, morcela, linguiça com inhames, molha de carne, são os pratos fortes de uma cozinha que, com o caldo de peixe e o polvo guisado em vinho, o bolo de milho e também o tinto "vinho de cheiro" são presença obrigatória nas mesas dos dias de festa fazendo já parte de uma tradição. Na doçaria o arroz doce, a massa sovada e o bolo véspera aperfeiçoa a tradição.

As festas religiosas são tradição assim como a construção naval tendo a ilha algumas das principais tradições piscatórias do arquipélago.