Festas Religiosas

São cinco as grandes festas religiosas praticadas na ilha do Pico, os Festejos do Espirito Santo, tradição trazida pelos primeiros povoadores e enraizada na população por ser solicitado o seu auxílio para acalmar as correntes de lava que arrasavam casas e colheitas, mantém-se na ilha do Pico todo o seu encanto evocador de tempos antigos. O curioso cerimonial de "imperadores" levando, em procissão, a coroa e o ceptro, a "função" que assinala o dia de festa, repete-se em cada freguesia da ilha.
Mantêm o sabor pitoresco dos tempos idos os cortejos com as "rosquilhas", "vésperas" ou "massa sovada" e a sua distribuição no final dos arraiais a todos os assistentes e passantes, Os "impérios", singelas construções tendo no vértice do telhado a pomba branca do Espírito Santo, estão presentes em toda a ilha e constituem elemento interessante da respectiva arquitectura popular.
Festas do Bom Jesus em São Mateus, onde a freguesia é coloridamente decorada para os festejos e a música paira no ar com as actuações das filarmónicas, são uma das mais importantes festividades religiosas dos Açores trazendo à ilha milhares de peregrinos em busca dos milagres do Bom Jesus, tendo como ponto alto o "Ecce Homo". Todos os anos a 6 de Agosto. 
A Festas dos Baleeiros nas Lajes do Pico, remontam a 1883, com a chegada da imagem da Senhora de Lourdes que é a padroeira dos baleeiros. As pessoas assinalam a data efectuando um bonito e luminoso cortejo religioso com arraial na última semana de Agosto. 
Festejos tradicionais com programa variado, incluindo procissão e outras cerimónias de carácter litúrgico, arraial e iluminação, realizam-se a 22 de Julho, na Vila da Madalena são as Festas de Santa Maria Madalena em louvor à sua padroeira. 
Também a Festa da Areia Larga, na Madalena, é uma festa religiosa importante e realiza-se em honra à Nossa Senhora da Boa Viagem em virtude de esta proteger todos aqueles que fazem a sua vida no mar, na sua celebração realça-se a bonita procissão pelo mar.
Existem ainda mais festas de cariz religioso na ilha mas estas são as que mais pessoas atraem à ilha.