Secretaria do Ambiente com meios...
O projecto Olimpíadas do Ambiente (OA) surge em 1994 com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar, e especialmente os jovens portugueses, para a problemática ambiental e para aprofundar o conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial. As AO já foram consideradas um dos projectos de educação ambiental mais importantes e com maior dimensão a nível nacional.
À edição deste ano, a mais participada de sempre, concorreram cerca de 41 mil jovens de todo o país. Após duas eliminatórias, foram 78 os eleitos que conquistaram o privilégio de estar presentes na Grande Final Nacional na ilha Faial, onde irão disputar os títulos dos melhores entre os melhores no que se refere ao conhecimento ambiental e, certamente, coleccionar boas memórias que guardarão para a vida.
Para além das provas orais e escritas que integram a modalidade “Ambiente à Prova”, será proposto aos participantes um completo programa de actividades cujo objectivo será dar-lhes a conhecer o património da ilha que os acolhe.
Nesse sentido irão realizar um percurso pedestre, para observação de fauna e flora locais, participar numa acção de voluntariado em prol do ambiente (plantação de mata nativa) e terão oportunidade de visitar algumas das infra-estruturas existentes na ilha, que se destacam pelo seu trabalho na preservação e valorização do património ambiental da região, como são o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e o Jardim Botânico do Faial.
No âmbito deste programa estão incluídas algumas actividades abertas ao público. Assim, no dia 6 de Maio decorrerá uma mostra de artesanato, que terá lugar no Faial Resort Hotel a partir das 14h00 e a projecção de uma sessão de cinema ambiental no Auditório da Escola, pelas 21h00. Na sessão de encerramento, às 14h30 do dia 8, no Teatro Faialense, para além da entrega de prémios, haverá uma palestra intitulada “Oásis do mar profundo” em que será palestrante a investigadora do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Doutora Ana Colaço.
A carregar comentários...