As despesas de funcionamento da Assembleia Legislativa dos Açores vão aumentar em 2024 para 15,4 milhões de euros, o orçamento mais elevado de sempre do órgão máximo da autonomia regional, devido a obras de beneficiação de edifícios.
A notícia é avançada pelo Açoriano Oriental que sita a Agência Lusa.
Luís Garcia disse que estão reservados 700 mil euros, acrescidos de IVA para as obras de beneficiação da delegação do parlamento em Ponta Delgada e está previsto um aumento de encargos com pessoal, na ordem dos 9,8 milhões de euros (mais 350 mil do que no corrente ano) devido à valorização das carreiras dos funcionários públicos.
Do total de despesas do parlamento, destacam-se também os vencimentos dos deputados, que ascendem a 2,5 milhões de euros, a somar a 600 mil euros para despesas de representação, 200 mil para ajudas de custo e 800 mil para deslocações e estadias.
Segundo a mesma fonte, estão também reservados 1,8 milhões de euros para contribuições para a Segurança Social e 1,6 milhões para a Caixa Geral de Aposentações, para pagar subvenções a antigos deputados.
Lusa/AO/RP