Rádio Pico - Rádio Pico, Madalena 100.2, lado Sul 90.2 e lado Norte 107.7. Uma Voz no Atlântico! A tua Música, toda Informação, o Desporto Regional, Vídeos, Audionews e Fotografias, informações sobre a Ilha do Pico... e muito mais!
Pesquisar
Emissão online Rádio Pico - Clique aqui?  
No Ar:
Vai Tocar:
 
PRINCIPAL
 
INFORMAÇÃO
 
DESPORTO
 
MULTIMÉDIA
 
ILHA DO PICO
 
PICO TV
 
A RÁDIO PICO
Frequências Rádio Pico
 
Facebook You Tube Livestream Notícias em RSS  

 

Informação Turística

O Pico, segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, a maior ilha do Grupo Central, está localizada a oeste de Portugal Continental, a uma distância de cerca de 8Km da ilha do Faial, e a cerca de 15Km de S. Jorge, aqui, encontra-se a o ponto culminante do território português, o majestoso vulcão que domina a ilha com os seus 2.351 m de altitude. O seu nome tem origem na alta montanha que a domina e que termina num pico pronunciado, sendo o mais alto de Portugal.

Montanha do Pico vista da Vila da Madalena

Album de fotos

Coberto de espesso arvoredo até cerca dos 1500 m, a partir desta altitude reduz-se a vegetação rasteira, que termina nos 2000 m, ficando então a cratera arredondada com cerca de 700 m de perímetro e profundidade que atinge os 30 m. Numa extremidade da cratera, o cone vulcânico do Piquinho ou Pico Pequeno, com cerca de 70 m de altura, de cuja base emanam "fumarolas" constitui o cume da montanha. Sendo um verdadeiro laboratório natural. A ilha tem 447 km2 de superfície, 42 km de comprimento e 15,2 km de largura máxima. È a terceira maior montanha que emerge do Atlântico.

A ilha surgiu de uma fractura tectónica de orientação ONO-ESSE - a mesma que deu origem à Ilha do Faial, denominada Fractura Faial-Pico, que se desenvolve ao longo de 350 km, desde a Crista Médio Atlântica (sigla CMA) até uma área a Sul da Fossa do Hirondelle.

Habitada por cerca de 15 000 pessoas, esta ilha é única no seu habitat, nomeadamente nas suas grutas, lagoas, portos marítimos e piscinas naturais, é uma terra fértil de beleza, zona protegida e reserva natural. A subida à montanha é a maior de todas as atracções. Lá do cimo avistam-se as ilhas de São Jorge, Graciosa, Terceira e Faial.

Descoberta antes de 1439, A designação henriquina da ilha era Ilha de São Dinis. Na cartografia do século XIV, a ilha foi chamada de "Ilha dos Pombos". O seu povoamento foi iniciado em 1460, na fajã lávica das Lajes, mas tornou-se definitivo em 1483, quando Joss van Hurtere mandou fundar São Mateus.

Em 1501, Lajes do Pico é elevada a Vila e sede de concelho pelo Rei D. Manuel I. Em 1542 é a vez de São Roque do Pico e em 1712, a de Madalena.

A costa muito recortada apresenta alguns aspectos curiosos, as suas terras foram lavradas e exploradas e onde outrora se encontravam biscoitos e mata, encontramos agora, transformada pelo ardo trabalho dos seus habitantes, em pomares e vinhedo.

Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: Lajes do Pico e Madalena com seis freguesias cada e São Roque do Pico com cinco freguesias.  

Lajes          Madalena           São Roque

Dispõe em Santa Luzia, de um moderno Aeroporto Regional e tem ligações marítimas diárias com a ilha do Faial e de São Jorge.

Presentemente, pretende-se constituir um Parque Nacional na Ilha do Pico, englobando a área da Montanha do Pico e o Planalto Central.Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

Outro património inclui: a Gruta das Torres, na Criação Velha; as Furnas de Frei Matias; Na Madalena, Museu do Vinho, instalado no antigo Convento das Carmelitas; o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico; o Museu Regional dos Baleeiros, nas Lajes do Pico

Pico é um paraíso para todos os que gostam da natureza.

 

Videos

 

 
 

As Mais...

LIDAS LIKES
347 Presidente da Associação de Municípios do Triângulo defende rotatividade no cargo
219 MiratecArts cancela "O dia mais curto"
209 Recorde de passageiros em novembro na rota Açores
170 Candidaturas feitas no último aviso do VITIS aprovadas
107 Secretário Regional da Saúde em Reunião no Pico
100 Canoagem: Prova de Natal 2017
89 Ilha Graciosa com mais ligações
0
0 Nevou no Pico
0 Serviço de urgência do Pico vai mesmo ser centralizado
0
0
0
0
 

Multimédia - Videos

Desactivado - Rodar Videos para a esquerda Rodar Videos para a direita
Espirito Santo Madalena - 6 de Junho 2017
Video Espirito Santo Madalena 2017 >>>
Madalena Cidade do vinho2017
Video Madalena Cidade do vinho2017 >>>

 

© 2017 Radiodifusão Rádio Pico, CRL. Todos os Direitos Reservados.
Parceiro oficial Picoazores.com
Projecto Financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento
ContactosWebmasterPublicidade

Desenvolvido por